Trending

Últimas notícias

Deputados aprovam requerimento repudiando comemoração do Golpe Militar de 64


Os deputados aprovaram durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (27.03), por unanimidade, requerimento de repúdio à decisão do presidente Jair Bolsonaro de determinar que as unidades militares do país realizem atividades comemorativas em alusão ao dia 31 de março de 1964. O requerimento foi aprovado através de um acordo entre os líderes partidários, depois de ter encerrado o tempo de votação da matéria.

A data marca na História do Brasil o golpe que retirou do Poder Executivo o presidente João Goulart e deu início à Ditadura Militar, encerrada em 1985. Encerramento marcado pela posse de José Sarney na presidência da República, após o falecimento de Tancredo Neves, eleito no Colégio Eleitoral, derrotando o candidato Paulo Maluf.

“Apresentei este requerimento tendo em vista minha indignação com a determinação em comemorar a ditadura militar”, disse o deputado Miro Sanova. Para ele, o período militar foi marcado pela exceção, que causou grande instabilidade social e política, contando com diversas violações, violências, mortes e privações de liberdade.

Para o deputado do PDT, a comemoração é de extremo mau gosto e não deve acontecer. “Considero que ditadura não tem que ser comemorada, tem que ser passada a limpo para nunca mais voltar, porque foi um período escuro e nebuloso da nação”, disse. Ao final, ele pediu que o presidente reconsidere sua decisão, e informou também que este entendimento também é do Ministério Público Federal, da Defensoria e até compartilhada por alas dos militares.

Em aparte, os deputados também manifestaram concordância com o requerimento do deputado Sanova. “Esse posicionamento do presidente Bolsonaro é uma desonra para o Brasil e para os brasileiros”, falou a deputada Marinor Brito (PSOL). Para ela, pelo contrário, teríamos que ter memorial contra a ditadura, assim como se tem na Alemanha, contra o Holocausto. “Teríamos que ter disciplinas nas escolas, demonstrando o prejuízo que esse período histórico causou para o Brasil e para o povo brasileiro, isso sim”, reforçou Marinor.

Já o deputado Junior Hage, também do PDT, concordando com o teor do requerimento, disse que não se pode comemorar nenhuma ditadura. “Não funciona em lugar nenhum, seja de direita ou de esquerda”, falou.

Fonte: ASCOM/ALEPA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads