Trending

Últimas notícias

Abertas inscrições para oficinas da Fundação Cultural do Pará



A partir desta segunda-feira, 4, começa a temporada de inscrições para as oficinas de setembro da Fundação Cultural do Pará (FCP). São mais de 100 opções de cursos de arte e ofício que serão realizados nas Oficinas Curro Velho e na Casa da Linguagem.

As oficinas são gratuitas para os alunos da rede pública de ensino (fundamental e médio) e para os demais é cobrada uma taxa única de 20 reais, no ato da inscrição. Entre os cursos ofertados estão: pintura em tela para crianças, serigrafia, desenho básico, percussão, violão, teatro, jogos de encenação, laboratório de artes cênicas, danças urbanas e informática básica.

As inscrições seguem até o dia 18 de setembro, data que marca o início da realização das oficinas, e as aulas serão realizadas diariamente de segunda a sexta-feira, com turmas no horário da manhã e tarde.

Danças Urbanas

Ofertado pela primeira vez, o curso de House Dance é destaque nas oficinas do Curro Velho, onde reúne todos os dias mais de 25 alunos interessados em aprender mais sobre o que é a dança e sua cultura. A instrutora, Isabela Lobato, explica como estão sendo realizadas as aulas: “O house é uma dança urbana, de origem norte americana, e esta é a primeira vez que estou trabalhando essa cultura aqui no Curro Velho. Como os meus alunos são iniciantes e não sabem bem como são as práticas e teorias do House, nós começamos trabalhando a base da dança, falamos sobre a história, a música, as diferenças das músicas que existem, e após isso, vou complicando um pouco mais os passos, fazendo a variação e peço que eles sejam criativos, pois eu trabalho muito com a criatividade, que é o fator primordial da dança”, destaca.

A estudante de 18 anos, Juliana Nunes, fala sobre sua paixão pela House Dance: “Eu achei incrível poder ter encontrado o curso com o qual me identifico há um bom tempo, além disso, as nossas aulas estão sendo ótimas para aprimorar o nosso conhecimento, o que antes eu não sabia, hoje eu me identifico cada vez mais” comemora.

Ela também fala o que a faz ficar mais focada nas aulas. “A interação com a turma, a musicalidade, o tempo de duração das aulas, os conhecimentos, tudo isso vem incentivando todos que estão participando da oficina, até a própria dança em si, pois é diferente e nem todos estavam acostumados a dançar, hoje podemos participar, então gostamos muito e espero que nas futuras oficinas do Curro Velho esteja inserida novamente”, conclui.

Outro curso em destaque é o de Desenho Básico, ministrado pelo instrutor Alex Barros, que ensina técnicas de pintura aos alunos iniciantes nessa área. “Esta oficina vai aprimorar as técnicas que são utilizadas nos desenhos, ensinando passo a passo a esses alunos que estão iniciando. Então eu repasso todo o princípio básico até a prática, como linhas, luz e sombra, sólidos, como desenhar um triângulo com essas técnicas iniciais, tudo isso é a base que eles precisam aprender e que está sendo realizada diariamente, a evolução está ótima”, declara.

Casa da Linguagem

Com o mundo cada vez mais conectado, a informação é a base do ato de comunicação. É preciso ter muito cuidado com a forma, ter uma postura ética e humanizada. Esta é a proposta da oficina de Redação Jornalística da Casa da Linguagem, que abre o quinto módulo de oficinas no mês de setembro.

“Os participantes vão conhecer as técnicas de produção do texto jornalístico, que exige uma postura ética, imparcial e objetividade ao relatar um fato ou acontecimento. E a partir desta base eles também vão conhecer um estilo jornalístico, que é o chamado Jornalismo Literário, que une informação e literatura, no qual a abordagem é mais profunda, detalhista, humanizada, envolvendo o leitor”, explica Tábita Oliveira, jornalista e instrutora da oficina.

Durante a oficina os participantes terão a oportunidade de colocar em prática a produção de texto jornalístico, a partir de temas e técnicas que serão debatidos em sala. Antes, serão feitas várias leituras de reportagens factuais e com abordagem literária.

Inscrições

As oficinas da Casa da Linguagem estão abertas a toda comunidade e são voltadas para as crianças, jovens e adultos, sem limite de idade. Para os alunos da rede pública de ensino as inscrições são gratuitas e para os alunos da rede particular ou público em geral será cobrada uma taxa de R$ 20,00 no ato da inscrição. Aqueles que tiverem 70% de presença nas aulas receberão o certificado de conclusão.

As inscrições estão abertas até 18 de setembro e as oficinas serão realizadas de 18 de setembro a 6 de outubro. Confira a lista completa de oficinas no site da Fundação Cultural do Pará www.fcp.pa.gov.br ou nas mídias sociais da FCP.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads