Trending

Últimas notícias

Oito veículos do Ibama são incendiadas no sudeste do Pará

Em ação classificada como atentado pelo governo federal, oito camionetes destinadas ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) foram incendiadas na madrugada desta sexta-feira (7), às margens da BR-163, no sudoeste do Pará.

Os veículos foram destruídos junto com a cegonheira que os transportava em Cachoeira da Serra, um distrito de Altamira perto da divisa com Mato Grosso e a 1.820 km de Belém. Outra cegonheira, que viajava em comboio, escapou do ataque e está numa base militar na região. 

O sudoeste do Pará depende economicamente da extração ilegal de madeira e ouro e tem sido palco de protestos contra o recente veto do presidente Michel Temer à regularização de grileiros e posseiros dentro de unidades de conservação. 

Em reação ao ataque, a presidente do Ibama, Suely Araújo, determinou o bloqueio de todas as serrarias da região de Novo Progresso, a principal cidade do sudoeste paraense. O órgão solicitou o apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal para apurar o incêndio e reforçar a segurança. "É um atentado contra a ação legítima do Estado brasileiro", disse à reportagem o diretor de proteção ambiental do Ibama, Luciano Evaristo. Ele explicou que o governo não teve prejuízo, já que os veículos ainda não haviam sido entregues e são parte de um contrato de leasing, pelo qual a frota é renovada a cada dois anos. Segundo o diretor, o Ibama continuará usando os carros antigos, sem perder o poder operacional. Evaristo afirmou que os motoristas das cegonheiras desrespeitaram a orientação do Ibama de passar a noite dentro da base militar da Serra do Cachimbo. Em vez disso, pararam em um polo de exploração ilegal de madeira. 

Fonte: Folha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads