Trending

Últimas notícias

Internet: Até que ponto a liberdade de expressão e o politicamente correto andam de mãos dadas?


Aceitamos que é uma pergunta um tanto delicada, afinal há quem diga que ambos se distinguem, mas provavelmente em todos os pontos, um compõe o outro, pois com respeito e tolerância tudo se constitui e esses são conceitos básicos de um bom conviveu no mundo da internet mas que nem sempre são conceitos seguidos a risca pelos usuários das redes sociais. 
Por ser um campo livre, sempre achamos que podemos expor o que bem quisermos, sem pensar no depois ou no próximo, contudo, há limites para tudo. Foi o que exatamente aconteceu essa semana com um famoso Youtuber que ousou em extrapolar esse limite entre o respeito e a opressão.
Logo após cercar-se em um polêmica onde envolvia etário público, o canal intitulado Você Sabia, composto por dois YouTubers, Lukas Marques e Daniel Molo, sofreu altas represálias dos internautas, não só pelo envolvimento com o dinheiro de cofres públicos mas também por postagens com discursos de ódio e escarnio publicadas por um dos integrantes do canal, o goiano Lukas Marques.
Capturas de tela foram expostas nas redes sociais durante a semana, usuários indignados com o conteúdo se manisfestaram no perfil de Lukas alegando repudio aos acontecimentos, visto que, ele xingou e diminui deverás pessoas, classes e gêneros, tais como, negros, homossexuais, mulheres, nordestinos e até, a ex presidente e vitima do golpe, Dilma Rousseff. Confira:


Vale ressaltar que essas postagens foram feitas entre os anos de 2011 e 2014, e em recente nota de desculpas e esclarecimentos, o autor alegou está arrependido e que não pensa desta forma. Porém se parassemos para refletir, chegamos a conclusão que se ele - Lukas Marques - não fosse famoso, ele iria continuar sendo um misógino, preconceituoso, segregador e racista ou ele era apenas um jovem imaturo quando postou esses infelizes pensamentos e com o tempo iria mesmo crescer mentalmente, assim como ele próprio alega e até alguns dos poucos fãs que tentaram - em vão - defende lo? Em minha humilde opinião: para se desculpar, ele visou apenas a fama e a negatividade que poderia trazer essas declarações preconceituosas para esta mesma dita fama, afinal, ele tem um publico, onde obviamente haverá milhões de conceitos e ideologias diferenciadas, ou sendo, ele mudou de ideologia por livre e espontânea vontade ou foi apenas para passar uma imagem positiva ao publico e no seu intimo subconsciente ele ainda pensa assim?! Os questionamentos são inúmeros, contudo os interesses humano são sempre egoístas, podendo ser medido de muitas maneiras e a forma mais conhecida é a financeira, resumindo, o bicho humano geralmente se rende a aquilo que dá mais dinheiro e mais prestigio para o próprio egocentrismo.
Contudo, com base nesse infeliz acontecimento, devemos aprender uma lição de vida: a internet não é um local para se soltar asneiras, é um local sim de livre representação de pensamentos, entretanto, é preciso respeito pelo próximo e isso independe de aceitação ou não de condições de gênero, classe ou raça. Leitores, estude e viva mais para aprender a conviver com as diferenças e, lembre-se sempre, esse mundo é muito grande para nos condicionarmos a pequenas ideias mesquinhas. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads